
Após uma notável carreira de 45 anos no sector bancário, marcada por uma liderança visionária, espírito inovador e compromisso inabalável com a sustentabilidade, João Figueiredo cessa, a seu pedido, as funções de Presidente do Conselho de Administração do Moza Banco, S.A., na Assembleia Geral Anual de 29 de Abril de 2025.
Como líder transformador, João Figueiredo deixou uma marca indelével no Moza Banco. O seu mandato como CEO (2016-2021) e a presidência subsequente foram definidos pela sua visão estratégica, coragem e paixão por capacitar comunidades. Sob a sua orientação, o Moza Banco, não só, acabaria por resistir a uma conjuntura adversa que viria a enfrentar, como expandiu-se para novos mercados, introduziu produtos financeiros inovadores e defendeu iniciativas fundamentais na promoção da igualdade de género em Moçambique, como o projecto Moza Women.
Enquanto firme defensor da sustentabilidade ambiental, João Figueiredo impulsionou ainda, uma cultura de responsabilidade, rendendo ao banco vários elogios pelo seu compromisso em reduzir a sua pegada de carbono.
“Nesta hora em que João Figueiredo embarca num novo rumo da sua vida, numa merecida aposentadoria, a família Moza Banco expressa a sua mais profunda gratidão pela sua dedicação incansável, sabedoria e liderança. O seu legado continuará a inspirar futuras gerações de banqueiros, empreendedores e líderes comunitários. Foi um privilégio para o Moza Banco contar com a liderança de João Figueiredo, e endereçamos os nossos votos de mais sucesso e felicidade”.
Um novo Presidente do Conselho de Administração será anunciado em breve.

Entre 2023 e 2024, o Moza Banco reforçou o seu compromisso com a inclusão financeira, ao expandir o programa radiofónico “Conta com o Moza”, uma iniciativa que visa promover a educação financeira entre as populações das regiões rurais e recônditas, do país, com o uso de línguas locais.
Estima-se que cerca de um milhão de pessoas tenham sido alcançadas em 10 distritos das regiões centro e norte do país, nomeadamente em Chimbunila e Majune (Niassa), Memba e Murrupula (Nampula), Derre (Zambézia); Gondola, Machaze e Vanduzi (Manica) e Tsangano e Zumbu (Tete).
O programa foi levado a cabo através de 10 rádios comunitárias, em sete línguas locais, com destaque para Ndau, Sena, Emakwa e Ci-Yao.
A maioria da população abrangida dedica-se à agricultura de subsistência, e até à data da implementação do projecto tinha pouco conhecimento sobre poupança e investimento, tendo sido necessário o uso de termos e linguagem acessível e esmiuçada para a construção de uma nova mentalidade sobre o dinheiro no seio das comunidades.
De acordo com a população “o ‘Conta com o Moza’ não apenas elevou o seu nível de literacia financeira, mas também incentivou o uso responsável e consciente dos serviços e produtos financeiros, potenciando decisões conscientes sobre o uso do dinheiro para o desenvolvimento individual e colectivo”.
Entretanto, o reconhecimento da utilidade e inovação do ‘Conta com o Moza’ não apenas se circunscreveu às comunidades abrangidas. Em 2023, por exemplo, o programa mereceu reconhecimento internacional ao conquistar o Bronze na categoria Branded Content on Radio nos prestigiados Prémios Lusófonos da Criatividade 2022-2023.
Tratou-se de um reconhecimento que reforçou a relevância do projecto, sobretudo nas comunidades já contempladas.
Ao promover conceitos, boas práticas e dicas de segurança financeira em línguas locais, o Moza Banco tem a Ambição de contribuir para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar das populações rurais, garantindo que possam saber poupar e investir os seus recursos, gerando riqueza para si e para a comunidade.

O Director de Informação de Gestão do Moza Banco, Camilo Amarcy, defende a necessidade de se olhar de forma contextualizada para os desafios que os empreendedores enfrentam, no país, como forma de se garantir uma maior assertividade no quadro da elaboração de estratégias de apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) nacionais.
O posicionamento de Amarcy foi apresentado esta terça-feira, em Maputo, na Conferência sobre o “Código de Financiamento para Mulheres Empreendedoras (We Finance Code)”, uma iniciativa do Banco Mundial que se pretende implementar em cerca de 30 países, incluindo Moçambique. Através deste mecanismo, espera-se aumentar, consideravelmente, o acesso às linhas e aos serviços financeiros das MPME detidas, maioritariamente, por mulheres.
Questionado, na ocasião, sobre a necessidade de se desagregar a informação sobre os clientes para que se possa expandir o acesso das MPME ao financiamento, Camilo Amarcy sublinhou que “dados desagregados podem ajudar as instituições financeiras e entidades de suporte a identificarem quais empreendedores precisam de mais apoio e quais mecanismos podem ser mais eficazes para cada perfil. Entretanto, antes de utilizar apenas dados desagregados, é importante entender o contexto de cada empreendedor. Um empreendedor em Niassa pode ter desafios muito diferentes de um empreendedor que esteja em Maputo”, esclareceu.
Ainda de acordo com Amarcy, uma das soluções para a segmentação dos dados que interessam, sobretudo, às instituições financeiras, pode ser a consulta de estudos e censos populacionais.
“Podia-se explorar primeiro os dados públicos disponíveis, como censos populacionais e análises do Instituto Nacional de Estatística, Banco Mundial e outras fontes, para construir um modelo de segmentação mais preciso”, acrescentou Camilo Amarcy.
Em Moçambique, o encontro foi organizado em parceria com a FSDMoç, sob o mote: “Desafios e Oportunidades para Desagregação de Dados para MPME no Sector Financeiro”. Na conferência, várias entidades actuantes no sector financeiro assinaram um acordo que formaliza o seu compromisso com o apoio à Mulher Empreendedora.
O Moza, por seu turno, implementa, desde o ano passado, várias iniciativas de apoio à mulher, através do projecto Moza Women, no qual o banco promove os negócios liderados maioritariamente por mulheres e trabalha com parceiros para a disponibilização de linhas de financiamento que respondam, aos anseios da Mulher empreendedora. Este ano, o Banco tem a Ambição de criar produtos específicos que atendam às necessidades da Mulher, à luz do mesmo projecto.
O Banco reconhece o papel da mulher no desenvolvimento económico de Moçambique a todos os níveis e por isso, empenha-se na criação de soluções diversas que contribuam para que a Mulher esteja sempre na vanguarda do crescimento económico de Moçambique.
Após uma notável carreira de 45 anos no sector bancário, marcada por uma liderança visionária, espírito inovador e compromisso inabalável com a sustentabilidade, João Figueiredo cessa, a seu pedido, as funções de Presidente do Conselho de Administração do Moza Banco, S.A., na Assembleia Geral Anual de 29 de Abril de 2025.
Como líder transformador, João Figueiredo deixou uma marca indelével no Moza Banco. O seu mandato como CEO (2016-2021) e a presidência subsequente foram definidos pela sua visão estratégica, coragem e paixão por capacitar comunidades. Sob a sua orientação, o Moza Banco, não só, acabaria por resistir a uma conjuntura adversa que viria a enfrentar, como expandiu-se para novos mercados, introduziu produtos financeiros inovadores e defendeu iniciativas fundamentais na promoção da igualdade de género em Moçambique, como o projecto Moza Women.
Enquanto firme defensor da sustentabilidade ambiental, João Figueiredo impulsionou ainda, uma cultura de responsabilidade, rendendo ao banco vários elogios pelo seu compromisso em reduzir a sua pegada de carbono.
“Nesta hora em que João Figueiredo embarca num novo rumo da sua vida, numa merecida aposentadoria, a família Moza Banco expressa a sua mais profunda gratidão pela sua dedicação incansável, sabedoria e liderança. O seu legado continuará a inspirar futuras gerações de banqueiros, empreendedores e líderes comunitários. Foi um privilégio para o Moza Banco contar com a liderança de João Figueiredo, e endereçamos os nossos votos de mais sucesso e felicidade”.
Um novo Presidente do Conselho de Administração será anunciado em breve.

Entre 2023 e 2024, o Moza Banco reforçou o seu compromisso com a inclusão financeira, ao expandir o programa radiofónico “Conta com o Moza”, uma iniciativa que visa promover a educação financeira entre as populações das regiões rurais e recônditas, do país, com o uso de línguas locais.
Estima-se que cerca de um milhão de pessoas tenham sido alcançadas em 10 distritos das regiões centro e norte do país, nomeadamente em Chimbunila e Majune (Niassa), Memba e Murrupula (Nampula), Derre (Zambézia); Gondola, Machaze e Vanduzi (Manica) e Tsangano e Zumbu (Tete).
O programa foi levado a cabo através de 10 rádios comunitárias, em sete línguas locais, com destaque para Ndau, Sena, Emakwa e Ci-Yao.
A maioria da população abrangida dedica-se à agricultura de subsistência, e até à data da implementação do projecto tinha pouco conhecimento sobre poupança e investimento, tendo sido necessário o uso de termos e linguagem acessível e esmiuçada para a construção de uma nova mentalidade sobre o dinheiro no seio das comunidades.
De acordo com a população “o ‘Conta com o Moza’ não apenas elevou o seu nível de literacia financeira, mas também incentivou o uso responsável e consciente dos serviços e produtos financeiros, potenciando decisões conscientes sobre o uso do dinheiro para o desenvolvimento individual e colectivo”.
Entretanto, o reconhecimento da utilidade e inovação do ‘Conta com o Moza’ não apenas se circunscreveu às comunidades abrangidas. Em 2023, por exemplo, o programa mereceu reconhecimento internacional ao conquistar o Bronze na categoria Branded Content on Radio nos prestigiados Prémios Lusófonos da Criatividade 2022-2023.
Tratou-se de um reconhecimento que reforçou a relevância do projecto, sobretudo nas comunidades já contempladas.
Ao promover conceitos, boas práticas e dicas de segurança financeira em línguas locais, o Moza Banco tem a Ambição de contribuir para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar das populações rurais, garantindo que possam saber poupar e investir os seus recursos, gerando riqueza para si e para a comunidade.

O Director de Informação de Gestão do Moza Banco, Camilo Amarcy, defende a necessidade de se olhar de forma contextualizada para os desafios que os empreendedores enfrentam, no país, como forma de se garantir uma maior assertividade no quadro da elaboração de estratégias de apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) nacionais.
O posicionamento de Amarcy foi apresentado esta terça-feira, em Maputo, na Conferência sobre o “Código de Financiamento para Mulheres Empreendedoras (We Finance Code)”, uma iniciativa do Banco Mundial que se pretende implementar em cerca de 30 países, incluindo Moçambique. Através deste mecanismo, espera-se aumentar, consideravelmente, o acesso às linhas e aos serviços financeiros das MPME detidas, maioritariamente, por mulheres.
Questionado, na ocasião, sobre a necessidade de se desagregar a informação sobre os clientes para que se possa expandir o acesso das MPME ao financiamento, Camilo Amarcy sublinhou que “dados desagregados podem ajudar as instituições financeiras e entidades de suporte a identificarem quais empreendedores precisam de mais apoio e quais mecanismos podem ser mais eficazes para cada perfil. Entretanto, antes de utilizar apenas dados desagregados, é importante entender o contexto de cada empreendedor. Um empreendedor em Niassa pode ter desafios muito diferentes de um empreendedor que esteja em Maputo”, esclareceu.
Ainda de acordo com Amarcy, uma das soluções para a segmentação dos dados que interessam, sobretudo, às instituições financeiras, pode ser a consulta de estudos e censos populacionais.
“Podia-se explorar primeiro os dados públicos disponíveis, como censos populacionais e análises do Instituto Nacional de Estatística, Banco Mundial e outras fontes, para construir um modelo de segmentação mais preciso”, acrescentou Camilo Amarcy.
Em Moçambique, o encontro foi organizado em parceria com a FSDMoç, sob o mote: “Desafios e Oportunidades para Desagregação de Dados para MPME no Sector Financeiro”. Na conferência, várias entidades actuantes no sector financeiro assinaram um acordo que formaliza o seu compromisso com o apoio à Mulher Empreendedora.
O Moza, por seu turno, implementa, desde o ano passado, várias iniciativas de apoio à mulher, através do projecto Moza Women, no qual o banco promove os negócios liderados maioritariamente por mulheres e trabalha com parceiros para a disponibilização de linhas de financiamento que respondam, aos anseios da Mulher empreendedora. Este ano, o Banco tem a Ambição de criar produtos específicos que atendam às necessidades da Mulher, à luz do mesmo projecto.
O Banco reconhece o papel da mulher no desenvolvimento económico de Moçambique a todos os níveis e por isso, empenha-se na criação de soluções diversas que contribuam para que a Mulher esteja sempre na vanguarda do crescimento económico de Moçambique.
