Informação Importante

O Moza Banco e o Banco Terra de Moçambique - BTM comunicam aos seus Clientes, parceiros e stakeholders em geral que o Banco de Moçambique aprovou as operações de aumento de capital do Moza Banco e aquisição do Banco Terra, tal como oportunamente anunciadas ao mercado.

Através desta transacção em que a tomada da totalidade do aumento de capital do Moza Banco foi assumida pela Arise, este novo parceiro passará a deter uma participação cerca de 29,5% na sua estrutura accionista.

A Arise é uma empresa gestora de um fundo de investimento líder na Africa com parcerias sustentáveis com entidades financeiras na Africa Subsaariana. A empresa foi fundada por três investidores fundamentais, nomeadamente, o Rabobank (Banco de Referência Holandes), Norfund (um dos maiores fundos de investimento do Mundo e de origem Norueguesa) e FMO (fundo de investimento Holandes). Gere actualmente mais de 660 Milhões de USD em activos e opera em mais de 10 paises.

Mais se informa, que esta transacção inclui ainda a aquisição pelo Moza Banco de 100% do capital do BTM.

De acordo com João Figueiredo, Presidente do Conselho de Administração do Moza Banco, esta transacção não só irá consolidar a estrutura financeira e patrimonial da instituição como irá ainda dota-la de uma forte capacidade competitiva para melhor servir os seus clientes e o mercado em geral.

Para o PCA do BTM, Manuel Aranda da Silva, esta transacção representa uma oportunidade de melhor atingir os objectivos do banco no sentido de contribuir para o desenvolvimento económico e social de Moçambique. Propicia a possibilidade de estar mais perto dos clientes e oferecer uma gama mais vasta de serviços bancários.

Segundo Deepak Malik, CEO da Arise, esta transacção permitirá a Arise expandir os seus investimentos em Moçambique e assegurar a missão da Arise em promover a inclusão financeira e estimular o desenvolvimento económico.


14/12/2018

Outras Notícias