Informação Relevante - Comunicado do Banco de Moçambique ao Público (02/06/17)

SOBRE A COMPRA DO MOZA PELA KUHANHA

"O Banco de Moçambique anunciou esta quarta-feira, 30 de Maio de 2017, em Conferência de Imprensa, o vencedor do concurso relativo à compra do Banco MOZA.

E o concorrente anunciado é a KUHANHA-Sociedade Gestora do Fundo de Pensões dos trabalhadores do Banco de Moçambique.

Perante uma massiva reacção em relação ao concorrente vencedor há que lembrar o seguinte:

  •   Era preciso resolver, em definitivo, a situação do MOZA;
  •   O concurso aberto era para todos os que reuniam requisitos;
  •   A permanência do MOZA na situação em que estava não se afigurava sustentável. Ou seja, o buraco financeiro da instituição era gigantesco no momento da intervenção;
  •   Sendo o MOZA um banco sistêmico, capaz de arrastar consigo vários problemas com a sua liquidação, era necessário agir quanto antes.

 Os passos dados e que indiciam, para muitos analistas, violação da lei e da ética, foram superados por uma decisão superior de gestão, a qual evitou o descalabro que se notaria caso esta solução não tivesse tido lugar.

Como em muitas situações, a decisão tomada conforta os que a levaram a cabo, no sentido de que foi recuperada na sua plenitude uma instituição que poderia ter tido uma sorte bem pior e que levaria os clientes, singulares e entidades colectivas, ao caos e com o dedo acusador a uma hipotética apatia e indiferença do Banco Central.

 

Maputo aos 1 de Junho de 2017."


02/06/2017

Outras Notícias