Informação Relevante - Comunicado do Banco de Moçambique ao Público

Informação Relevante - Comunicado do Banco de Moçambique ao Público 23.03.2017.

 

“1.    No uso das competências que lhe são conferidas pela Lei n.º 15/99, de 1 de Novembro, Lei das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 9/2004, de 21 de Julho, por meio do Despacho de 30 de Setembro de 2016, Sua Excelência o Governador do Banco de Moçambique ordenou a intervenção ao Moza Banco SA.  

2.     A intervenção baseou-se na degradação contínua da situação prudencial do Banco durante o ano de 2016 e teve por objectivo proteger os interesses dos depositantes e outros credores, bem como a salvaguarda das condições normais de funcionamento do sistema bancário moçambicano.  

3.    Em Assembleia-Geral realizada a 23 de Janeiro de 2017, em conformidade com o disposto nos Estatutos, os accionistas do Moza Banco SA, com o intuito de reporem o equilíbrio financeiro e o cumprimento dos rácios prudenciais em vigor, deliberaram proceder a um aumento de capital, e fixar o prazo de 23 de Março de 2017 para os accionistas exercerem o direito de preferência na recapitalização do Banco.

4.   Findo o prazo acima referido, o Banco de Moçambique comunica a todos os interessados e ao público em geral que os accionistas do Moza Banco SA não cumpriram com os requisitos estabelecidos para o exercício do direito de preferência na recapitalização da instituição.

5.    Em face do acima referido e nos termos do comunicado emitido pelo Banco de Moçambique no dia 5 de Dezembro de 2016, o Conselho de Administração Provisório em coordenação com a Comissão de Avaliação, continuam com o processo de recapitalização do Moza Banco SA.

6.    O Banco de Moçambique lembra ao público em geral que a estabilidade do sistema financeiro e o reforço da confiança no futuro do Moza Banco SA são os principais objectivos do processo de recapitalização ora em curso.

7.    O Banco de Moçambique assegura ao mercado, aos clientes e ao público em geral que o Moza Banco SA continua a funcionar dentro da normalidade.”


23/03/2017

Outras Notícias