Moza Banco promove cultura de poupança

Assessora do Conselho de Administração do Moza, Joana Matsombe, defende que é preciso poupar para que se possa investir no futuro 

 

O Moza Banco promoveu, semana finda, uma palestra sobre a importância de poupança de dinheiro, numa cerimónia dirigida aos estudantes da Universidade Pedagógica e não só. O evento decorreu alusivo a semana mundial da poupança. 

A palestra teve como oradora principal, a Assessora do Conselho de Administração do Moza, Joana Matsombe, quem falou do valor do dinheiro na vida das pessoas e no desenvolvimento socioeconómico do País.

A oradora afirmou, na ocasião, que a poupança possibilita o uso sustentável do dinheiro, gerando mais capital para médio e longo prazo. Conforme constatou, o número de pessoas que poupam ainda está aquém do desejável, pelo que é necessário reforçar a educação financeira na sociedade moçambicana.

“Se nós não pouparmos não temos como investir. Por isso mesmo, é importante ensinar as pessoas a pouparem e fazer da poupança o seu dia-a-dia. A poupança é também importante para o empreendedorismo, de tal forma que estas áreas têm uma forte ligação”, explicou Joana Matsombe.

Ainda na sua interlocução, Joana Matsombe precisou que a moeda nacional registou evolução tanto na sua nomenclatura monetária como na qualidade de produção, tanto que, nos últimos anos, reduziram, drasticamente, as tentativas de sua falsificação.

A antiga Administradora do Banco Central fez, igualmente, uma radiografia sobre a história do metical, desde a sua constituição enquanto moeda nacional, após a independência, bem como os processos da sua alteração. Até então, o País teve três famílias do metical, sendo que a terceira é a que se encontra em vigor.

Paralelamente a esta palestra, Moza participou do Lançamento do “road show” do projecto “Poupe, Cada Metical Conta”, durante a feira de Poupança, que decorreu no Centro Cultural do Banco de Moçambique, na cidade da Matola.

No local, o banco, que se fez representar por uma equipa, ofereceu aos visitantes do seu “stand”, alguns serviços, como a abertura de contas, aconselhamento sobre as vantagens de poupança e facilidades de financiamento.


15/11/2018

Outras Notícias