Moza promove limpeza na Manhiça no âmbito do combate à malária

A malária continua a ser uma das principais causas de morte em Moçambique, por essa razão, o Governo tem apostado em parcerias com entidades do sector privado visando a erradicação desta doença.

Foi nesse contexto que o Moza juntou-se a esta causa e no âmbito da iniciativa denominada “Zero malária começa comigo ”, realizou no passado dia 13 de Abril, uma jornada de limpeza que teve como palco o distrito da Manhiça, na província de Maputo.

A acção que resulta da parceria entre esta instituição financeira, o governo distrital da Manhiça e autoridades da saúde, juntou mais de 100 pessoas dentre colaboradores do Moza, membros do Governo e comunidade local. A mesma, consistiu na limpeza do Hospital Distrital da Manhiça, recolha de lixo, dentre outras medidas para evitar a proliferação de mosquitos, principal causador da malária. O momento culminou numa feira de saúde e de prestação de serviços de cidadania, tais como abertura de conta, registo de crianças, obtenção de NUIT, entre outros.

O Governo da Manhiça representado pelo Secretário Permanente do posto Administrativo, José Zito Licucu, elogiou o Moza pela iniciativa e considera  esta acção louvável, visto que demonstra o compromisso da instituição em prol do bem-estar das comunidades.

Esta é uma boa iniciativa, nós do distrito de Manhiça sentimo-nos satisfeitos pelo trabalho que o Moza Banco tem estado a fazer em prol do bem-estar das comunidades. E esta é mais uma demonstração do compromisso que a instituição tem para com a população da Manhiça em particular, e de Moçambique no geral”, enalteceu o dirigente.

Por seu turno, o Presidente do Conselho de Administração do Moza, João Figueiredo, manifestou o compromisso da instituição em continuar a colaborar com o sector da saúde.

 “Esta acção enquadra-se no âmbito da campanha Zero Malária, Começa Comigo e representa o nosso comprometimento e determinação em apoiar e promover causas sociais que concorram para o bem-estar das Comunidades, que faz parte do ADN da nossa instituição. Sabemos que a saúde é um bem precioso, por essa razão continuaremos a dar o nosso apoio incondicional a este sector”, garantiu o PCA do Moza Banco.

O Director distrital de Saúde, Flezer Tomadote, considera a parceria com o Banco uma mais-valia, visto que vem ajudar as comunidades no combate à malária,  uma das maiores causas de mortes no distrito.

‘’O combate a malária é multissectorial, é algo que não envolve apenas o serviço de saúde, esta parceria é algo que sempre quisemos, e quem sai a ganhar é a comunidade. Eventos como esses são muito importantes, nós nos sentimos muito acarinhados e esperamos que não pare por aqui”.

Refira-se que no âmbito da iniciativa Presidencial “Zero Malária Começa Comigo” lançada à luz do Fórum Nacional da Malária realizado em Junho do ano passado, o Ministério da Saúde e o Moza Banco, assinaram um Memorando de Entendimento que visa o reforço das acções de Combate à Malária no país.

A parceria prevê a realização de Campanhas de Sensibilização, a serem efectivadas através de autocarros de Transporte Público de Passageiros, Roadshows, nos Órgãos de Comunicação Social entre outras.   

Para mais informações, contacte:

Direcção de Comunicação e Responsabilidade Social do Moza Banco

 

Maputo, 16 de Abril de 2019


16/04/2019

Outras Notícias