Perguntas Frequentes

O que é necessário para abrir uma Conta de Depósitos à Ordem no Moza Banco?

É rápido e muito fácil abrir a sua Conta no Moza. Basta visitar uma das nossas Unidades de Negócio e apresentar os seguintes documentos:  

 

Clientes Individuais

  • Documento de identificação (BI/ passaporte/ DIRE);
  • NUIT;
  • Comprovativo de rendimentos;
  • Comprovativo de morada.

 

Clientes Empresas

  • Alvará ou Licença para o exercício da actividade;
  • Boletim da República (se aplicável à Instituição);
  • Certidão de Registo Comercial (actualizada a menos de 90 dias);
  • NUIT (declaração ou do cartão);
  • Acta de nomeação dos assinantes da conta ou da procuração que confere poderes aos representantes da sociedade  (se aplicável).

 

Escolha a Unidade de Negócio mais conveniente para si através do nosso Mapa.

 

Caso pretenda obter informações adicionais poderá solicitar que seja contactado por um dos nossos Gestores, bastando para tal preencher o formulário disponível em Abertura

Além da documentação necessito de mais alguma coisa para a abertura de Conta?

Sim, deverá fazer-se acompanhar também do montante mínimo de abertura de Conta, que varia conforme o tipo de Conta. Consulte as nossas Contas em Contas e abra a sua Conta a partir de 100,00 MT.

Sou estrangeiro. Posso abrir uma Conta de Depósitos à Ordem no Moza?

Sim, caso seja residente, além do documento de identificação (original ou cópia autenticada do DIRE), NUIT e mínimo de abertura de Conta deverá fazer-se acompanhar do Contracto de Trabalho. Caso seja não residente deverá apresentar o seu passaporte como documento de identificação.

É possível abrir uma Conta em moeda estrangeira?

Sim. Temos ao seu dispor Contas que poderão ser abertas em várias moedas para além do Metical (ZAR, USD, EUR, GBP, SEK e JPY).

O menor de idade pode ser titular de uma Conta Bancária?

Os menores de idade poderão abrir uma Conta caso sejam emancipados (por concessão ou casamento) ou através do representante legal que movimentará a Conta até o titular atingir a maioridade. Para os menores de 16 anos e jovens que não sejam emancipados, o menor deverá ser representado pelo pai, mãe ou responsável legal. 

Quero abrir a Conta da minha Empresa no Moza, o que preciso?

O Moza dispõe de um vasto conjunto de soluções para o seu negócio. Basta dirigir-se a uma das nossas Agências ou Centros Corporate e levar consigo a seguinte documentação:

Documentos gerais

•    Original ou cópia autenticada do Alvará para Exercício da Actividade ou Declaração do Alvará (válido);

•    NUIT do Empresário;

•    Original ou cópia autenticada da Certidão do Registo Comercial da Empresa;

Empresários em Nome Individual

•    Original ou cópia autenticada do documento de identificação do Empresário e/ou de quem estiver autorizado a assinar a Conta.

Sociedades Anónimas

•    Original ou cópia da Escritura de Constituição/ alteração dos Estatutos da Sociedade ou do Contracto de Sociedade (caso exista);

•    Cópia da publicação dos Estatutos no Boletim da República e alterações (caso existam);

•    Original ou cópia da Acta de Eleição dos membros do Conselho de Administração;

•    Original ou cópia da Acta de Nomeação dos assinantes da Conta ou da Procuração que confere poderes aos representantes da Sociedade para assinarem as Contas bancárias;

•    Original ou cópia autenticada dos documentos de identificação dos assinantes autorizados a movimentar a Conta.

Os meus dados pessoais foram alterados. O que devo fazer?

Sempre que for alterado algum dos seus dados pessoais deverá contactar o seu Gestor de Conta. Caso seja necessário algum comprovativo para efectuar a alteração, esta será realizada apenas após a recepção desse comprovativo. 

Posso incluir ou remover titulares da minha Conta a qualquer momento?

Sim, pode. Basta que se dirija pessoalmente a uma das nossas Unidades de Negocio, acompanhado pela pessoa que deseja incluir ou remover da sua Conta para que procedam à assinatura da documentação necessária para o efeito. Para o caso de inclusão de novos titulares na Conta, estes deverão levar consigo a documentação necessária para abertura de Conta.

 

Para informações adicionais dirija-se a uma das nossas Unidades de Negócio ou contacte o nosso Call Center Moza (82 20 20/ 84 20 20 20/ +258 21 342020 – internacional).

Como solicitar um Cartão no Moza?

A adesão aos Cartões do Moza pode ser feita em qualquer uma das nossas Unidades de Negócio ou através do Internet Banking. Descubra aqui qual o Cartão que combina melhor consigo Cartões.

O que fazer para activar um Cartão Moza?

O Cartão pode ser activado em qualquer uma das nossas Unidades de Negócio. 

É possível ter um Cartão de Débito logo que abro a minha Conta à Ordem no Moza?

Sim é possível, o Cartão de Débito Moza Não Personalizado é um Cartão disponível para entrega imediata, desde que solicitado pelo Cliente. Desta forma terá acesso imediato à sua Conta à Ordem.

Esqueci o meu código PIN (Número de Identificação Pessoal), o que fazer?

Caso não se recorde do seu código PIN deverá solicitar o cancelamento e substituição do Cartão numa das nossas Unidades de Negócio.  

Por forma a evitar que situações deste género aconteçam, recomendamos que após a recepção do seu Cartão, proceda na ATM, com a alteração do código PIN que lhe é fornecido no acto de entrega do Cartão, para um código que lhe seja familiar, secreto e que considere seguro.

Como proceder quando uma compra efectuada com o Cartão de Débito é debitada em duplicado?

Se a compra não tiver sido anulada pelo comerciante, como acontece com frequência, deverá comunicar ao Moza a duplicação da transacção para que a mesma seja devolvida. A comunicação deverá ser efectuada através de uma das nossas Unidades de Negócio.

O que fazer quando não reconheço uma transacção efectuada com o Cartão?

Deverá comunicar a situação ao Moza, assim que possível, através de uma das nossas Unidades de Negócio.

Fiz um levantamento com o Cartão numa ATM mas não recebi a totalidade do valor. O que fazer?

Caso não tenha sido regularizado o montante, esta situação deverá ser detalhadamente comunicada ao Moza através do preenchimento de um formulário de reclamação para o efeito, disponível numa das nossas Unidades de Negócio, com indicação da localização da ATM, data e hora em que ocorreu o levantamento e qual o montante em falta.   

O que fazer em caso de perda, roubo, extravio ou falsificação do meu Cartão?

Deve solicitar imediatamente o cancelamento do Cartão, através de uma Unidade de Negócio ou do nosso Call Center Moza (82 20 20/ 84 20 20 20/ +258 21 342020 – internacional).

Existem limites diários para efectuar operações com os Cartões de Débito?

Sim, geralmente existem. Os limites podem variar de Cartão para Cartão, tipo de operação e podem ser diferentes entre Moçambique e o estrangeiro. Para mais informações dirija-se a uma das nossas Unidades de Negócio.

Posso utilizar o meu Cartão no estrangeiro?

Sim, os Cartões do Moza são caracterizados por serem um meio de pagamento válido no território nacional e internacional, para utilização nas Caixas Automáticas (ATM) e Terminais de Pagamento Automático (TPA) identificados com o símbolo Visa ou Ponto 24. 

Qual a moeda de débito das transacções efectuadas no estrangeiro?

O valor das operações em moeda estrangeira será convertido em Dólares Norte-Americanos e subsequentemente em Meticais, de acordo com a tabela de cálculo câmbios praticados pela Visa, à data de liquidação das mesmas pelo Moza.  

Qual a diferença entre um Cartão de Débito e um Cartão de Crédito?

O Cartão de Débito é um meio de pagamento do tipo “compre já, pague já”, encontrando-se vinculado à Conta de Depósitos à Ordem, em que os montantes utilizados são debitados imediatamente na Conta. O Cartão de Crédito é do tipo “compre já, pague depois”, estando vinculado a uma Conta-Cartão e como tal permite a utilização do Cartão até ao limite do Crédito autorizado (plafond). 

É possível alterar a modalidade de pagamento de um Cartão de Crédito?

Sim, a modalidade de pagamento do Cartão de Crédito pode ser alterada em qualquer uma das nossas Unidades de Negócio ou através do Moza Net.

Como evitar que um Cartão de Crédito entre em incumprimento?

Independentemente da modalidade de pagamento do Cartão, o pagamento do montante mínimo (conforme indicado no extracto mensal) evita que o Cartão entre em incumprimento.

 

Para informações adicionais dirija-se a uma das nossas Unidades de Negócio ou contacte o nosso Call Center Moza (82 20 20/ 84 20 20 20/ +258 21 342020 – internacional).

Quais as operações que posso realizar com Cheques?

O Cheque é uma ordem de pagamento à vista que permite movimentar fundos. Esta ordem de pagamento é emitida por uma pessoa (emitente ou sacador) contra um Banco, para que este pague uma determinada quantia a outrem (beneficiário ou tomador). 

Como posso requisitar Cheques no Moza?

O Moza disponibiliza-lhe uma gama de Cheques para Particulares e Empresas. Para ter acesso aos mesmos basta dirigir-se a uma das nossas Unidades de Negócio ou através do Moza Net ou Moza Mobile (Menu principal -> Requisições -> Requisição de Cheques). 

Quais os tipos de Cheques que existem?
  • Cheque nominativo - Cheque no qual é indicado o nome do beneficiário;
  • Cheque ao portador - Cheque no qual não é indicado o nome do beneficiário. Atenção que o Cheque ao portador poderá ser pago a qualquer pessoa que o apresente ao Banco, por isso é recomendável que preencha sempre o nome do beneficiário;
  • Cheque Cruzado - Cheque atravessado por duas linhas paralelas e oblíquas, geralmente colocadas no canto superior esquerdo, indicando que o mesmo deverá ser depositado. Caso não esteja nada inscrito entre estas duas linhas, o Cheque tem de ser obrigatoriamente depositado (Cruzamento geral), excepto se o beneficiário for Cliente do Banco sobre o qual o Cheque foi emitido, podendo ser levantado ao Balcão desse Banco;
  • Cheque Bancário - Cheque emitido pelo próprio Banco sobre uma Conta desse mesmo Banco a favor de um terceiro, a pedido do seu Cliente, existindo sempre a garantia do seu pagamento. O Cheque Bancário é obrigatoriamente nominativo, não podendo nunca ser emitido ao portador;
  • Cheque Visado - Cheque no qual o Banco apõe um carimbo que certifica que a Conta tem fundos suficientes para pagar o Cheque. O valor do Cheque fica cativo na Conta da pessoa que o passou. 
O que é o Endosso de um Cheque?

Através do endosso transmitem-se todos os direitos que o beneficiário inicial tem sobre o Cheque, ou seja, o Cheque é transmitido a uma pessoa diferente da que consta como beneficiário. 

Posso impedir o endosso de um Cheque?

Sim, desde que o Cheque contenha a expressão “não à ordem” no espaço reservado ao nome da pessoa a favor de quem o Cheque é passado, antes ou depois. 

O que fazer em caso de roubo ou extravio dos Cheques?

Em caso de roubo ou extravio de Cheques, o Cliente deve comunicar imediatamente ao Moza o desaparecimento e/ou inutilização dos mesmos.

O Cliente utiliza os Cheques apenas a título de empréstimo, sendo inteiramente responsável pela segurança e boa utilização dos mesmos.

Como actuar para os casos em que o Cheque é devolvido por falta de fundo na Conta (insuficiência de provisão)?

No caso de devolução de Cheques por insuficiência de provisão, deve proceder-se à regularização deste no prazo máximo de 10 dias. O Cheque só se considera regularizado quando é verificada uma das seguintes condições:

  • O Cheque é reapresentado dentro de 10 dias e é pago;
  • O emitente do Cheque exibe prova de que pagou ao portador a respectiva importância;
  • O emitente do Cheque aprovisionou a Conta com os fundos necessários, afectando esses fundos durante 30 dias ao pagamento desse Cheque. 

 

Para informações adicionais dirija-se a uma das nossas Unidades de Negócio ou contacte o nosso Call Center Moza (82 20 20/ 84 20 20 20/ +258 21 342020 – internacional).

 

O que é o Moza Net?

É um canal de banca electrónica, de acesso gratuito, que permite realizar um vasto conjunto de consultas e operações financeiras, através de uma página segura do Banco. 

Qual o horário de funcionamento do Moza Net?

Este serviço está acessível a qualquer hora do dia e da noite, onde quiser, basta que tenha acesso a um dispositivo com acesso à Internet.

Como aderir ao Moza Net?

Para aceder a este Serviço basta que se dirija a uma das nossas Unidades de Negócio e preencha o formulário de adesão ao mesmo.

Como aceder ao Moza Net?

Após solicitar a adesão ao serviço, ser-lhe-ão disponibilizadas as credenciais necessárias. Para aceder basta deslocar-se à página do Moza (www.mozabanco.co.mz) e fazer o login no espaço reservado para o efeito (canto superior direito) inserindo o “Nome de utilizador” e o “Código de utilizador” nos respectivos campos.

Posso alterar a minha password de acesso?

Sim poderá fazê-lo logo após o primeiro acesso (este terá que ser com as credenciais fornecidas), através da opção “Personalização -> Alterar Código de Consulta”.

O que fazer em caso de esquecimento ou bloqueio do “Código de Consulta”?

Em caso de esquecimento do Código de Consulta deverá solicitar um novo código junto de uma das nossas Unidades de Negócio. Para o caso de se lembrar do Código basta que solicite o desbloqueio deste, também na Unidade de Negócio. 

Posso utilizar o Moza Net no estrangeiro?

Sim, basta que aceda através de um dispositivo com ligação à Internet.

Para Contas de Empresas, posso escolher e limitar o acesso de utilizadores?

Sim, pode escolher quais os Colaboradores que podem ter acesso ao Moza Net assim como, o tipo de acesso, podendo escolher o seu perfil, optando pelas opções de validação ou apenas visualização/consulta.

 

Para informações adicionais dirija-se a uma das nossas Unidades de Negócio ou contacte o nosso Call Center Moza (82 20 20/ 84 20 20 20/ +258 21 342020 – internacional).

Qual o risco de um Depósito a Prazo?

Nos Depósitos a Prazo o capital aplicado está sempre garantido não existindo risco de perda de capital, no entanto, caso levante o dinheiro antes do fim do prazo, pode ter uma penalização total ou parcial nos juros.  

Tenho que me dirigir obrigatoriamente a uma Unidade de Negócio para constituir um Depósito a Prazo no Moza?

Não necessariamente. Entre as várias modalidades de Depósito a Prazo existentes, o Moza disponibiliza-lhe o Depósito a Prazo Moza Net, um Depósito de subscrição exclusiva via Moza Net e sem a necessidade de preenchimento de formulários, Mozanet.

Existe montante mínimo para constituir um Depósito a Prazo no Moza?

Sim existe, o montante mínimo irá depender do tipo de Depósito a Prazo que pretende constituir. Constitua o seu a partir de um montante mínimo de 500,00 MT, 5.000,00 MT ou outros, basta escolher o que mais se adequa aos seus objectivos de investimento, Depósitos a prazo

Existe montante mínimo para constituir um Depósito a Prazo no Moza?

O cálculo e o pagamento dos juros dependem do tipo de Depósito a Prazo que decidiu constituir, a sua periodicidade de pagamento poderá ser mensal, trimestral ou outras, assim como ocorrer logo no dia seguinte à constituição do Depósito a Prazo ou apenas no final deste (na maturidade), por exemplo. Consulte a nossa oferta de Depósitos a Prazo em Depósitos a prazo

Posso reforçar o meu Depósito a Prazo enquanto este decorre?

Sim, algumas modalidades de Depósito a Prazo permitem reforços, com ou sem montante mínimo.

Posso mobilizar antecipadamente o meu Depósito a Prazo?

Sim, no entanto, esta possibilidade não é abrangente para todos os Depósitos a Prazo, sendo que, para alguns, a mobilização antecipada é apenas permitida no final de um determinado período e poderá estar sujeita à penalização total ou parcial dos juros referentes ao período decorrido. 

É possível constituir Depósitos a Prazo em moeda estrangeira?

Sim, no entanto, apenas alguns Depósitos a Prazo permitem a sua constituição em moeda diferente do Metical. 

Posso utilizar o meu Depósito a Prazo como colateral de um Crédito ou Financiamento?

Sim, alguns Depósitos a Prazo permitem esta vantagem, normalmente até 70% do valor da operação de Crédito.

Quais as principais características da Conta Poupança?

É geralmente caracterizada por ser uma Conta Poupança remunerada, a longo prazo, automaticamente renovável, com capitalização automática e pagamento de juros periódicos (mensais, trimestrais ou outros).

 

É a solução ideal para assegurar o futuro do seu filho ou para aqueles que gostam de pensar no futuro das suas poupanças no longo prazo. Consulte a nossa oferta em Contas poupança e comece já a poupar.  

 

Para informações adicionais dirija-se a uma das nossas Unidades de Negócio ou contacte o nosso Call Center Moza (82 20 20/ 84 20 20 20/ +258 21 342020 – internacional).

Quais as finalidades dos Financiamento existentes no Moza?

Quer seja para si ou para o seu negócio, o Moza dispõe de um vasto conjunto de soluções de Financiamento para que possa realizar os seus sonhos, comprar a viatura que sempre desejou, reabilitar, comprar ou construir a sua nova habitação ou pura e simplesmente para fazer face a necessidades pontuais de tesouraria da sua Empresa. 

Quais as modalidades de Financiamento existentes no Moza?

Para Particulares destacamos as diferentes modalidades de Leasing (Mobiliário, Imobiliário e Automóvel) assim como os Créditos ao Consumo, Automóvel, Habitação, Construção e Reabilitação de imóveis.

Para Empresas beneficie de soluções de Crédito flexível de Apoio à Tesouraria, quer seja para pagar os impostos, auxiliar no crescimento do seu negócio ou para investimento neste

É necessário abrir uma Conta no Moza para ter acesso a um Financiamento?

Sim, é nesta Conta que será desembolsado o dinheiro do Crédito concedido e onde é efectuada a cobrança das mensalidades. 

Qual a melhor data para pagamento das prestações dos Financiamentos a Particulares?

Preferencialmente, a data de vencimento da prestação do Financiamento deverá ser posterior à data de pagamento do seu salário. 

Preferencialmente, a data de vencimento da prestação do Financiamento deverá ser posterior à data de pagamento do seu salário.

Sim, a maioria dos Financiamentos permite cada uma dessas opções, podendo incorrer em comissões, conforme a sua natureza. Para amortização ou liquidação antecipada, o Moza deve ser informado com pelo menos 15 dias de antecedência relativamente à data de vencimento das prestações. 

Até que idade posso aderir ao Crédito Automóvel e ao Consumo?

O Crédito Automóvel e ao Consumo estão disponíveis para Clientes entre os 21 e os 60 anos. 

O Crédito Automóvel e ao Consumo estão disponíveis para Clientes entre os 21 e os 60 anos.

Sim, existe a obrigatoriedade de associação a um Seguro, que varia consoante a finalidade do Crédito (Seguro de Vida, Automóvel, Multirriscos).

Qual é a principal vantagem do Leasing?

Alem de ser um processo que por natureza é mais rápido na resposta e contratação, permite que as prestações sejam reduzidas, pelo facto de existir um Valor Residual, inicialmente negociado (entre 2% e 10%). No final do Contracto poderá optar pela compra do bem, mediante o pagamento do Valor Residual negociado.

 

Para informações adicionais dirija-se a uma das nossas Unidades de Negócio ou contacte o nosso Call Center Moza (82 20 20/ 84 20 20 20/ +258 21 342020 – internacional).

Quais as principais funcionalidades do Mobile Banking do Moza?

O Mobile Banking é um canal de banca electrónica disponibilizado pelo Moza que lhe permite efectuar consultas, transferências intra e inter-bancárias e requisitar meios de pagamento. Para ter acesso a esta aplicação clique aqui https://mobile.mozabanco.co.mz/OTA/Default.aspx e faça o download do aplicativo (necessita de conectividade a uma rede sem fios ou a uma ligação de internet móvel).

Quais os dados que necessito para fazer uma Transferência para o estrangeiro?

Para realizar uma Transferência para o estrangeiro deverá possuir o IBAN (Número Internacional de Conta Bancária), nome e morada do Beneficiário da Transferência, assim como os dados do Banco Beneficiário (Código SWIFT, Agência, nome e morada) e indicação do País correspondente.

Ao efectuar uma Transferência para o estrangeiro, o beneficiário terá custos no seu Banco?

Não necessariamente. No entanto, é preciso dar essa indicação ao preencher o formulário com a Ordem de pagamento sobre o estrangeiro, em que poderá escolher que as despesas sejam por conta do “Ordenador” ou do “Beneficiário”, quer em Moçambique, quer no estrangeiro. 

Posso subscrever Seguros no Moza, independentemente de ter um Financiamento ou não?

Sim, o Moza dispõe de uma gama de Seguros “Vida” e “Não Vida” quer para si quer para o seu negócio. Consulte a nossa oferta para Particulares (Moza-seguros) e Empresas (Moza-seguros). 

Onde posso consultar o Preçário em vigor no Moza?

O Preçário actualizado encontra-se disponível em Preçário 2015

Onde posso consultar a Política de Confidencialidade do Moza?

A Política de Confidencialidade encontra-se disponível em (Politica de Privacidade).

Onde posso consultar a Política de Cookies?

Pode consultar a Política de Cookies em Cookies.


Para informações adicionais dirija-se a uma das nossas Unidades de Negócio ou contacte o nosso Call Center Moza (82 20 20/ 84 20 20 20/ +258 21 342020 – internacional).