Sustentabilidade
Sustentabilidade
O Moza Banco mantém o seu profundo compromisso institucional com o desenvolvimento socioeconómico de Moçambique e esta sua posição se traduz nas suas directrizes, estratégias e acções em torno da Sustentabilidade. Nas nossas acções respeitamos, valorizamos e priorizamos o diálogo com todos os stakeholders com os quais nos relacionamos. Abraçamos a Sustentabilidade porque acreditamos que as empresas estão desafiadas a incorporar na sua gestão uma visão que vai para além do objectivo da rentabilidade económica e financeira. Esta visão tem-nos levado a assumirmos um compromisso muito profundo em relação a Sustentabilidade, bem como usar os seus princípios como parte da nossa estratégia de negócio.
Políticas e Compromissos
Política de Responsabilidade Social
1. Apresentação
- A presente Política de Responsabilidade Social do Moza Banco estabelece as directrizes que orientam a incorporação das práticas de Responsabilidade Social na gestão do Banco, que engloba diversas acções voluntárias que visam promover um desenvolvimento benéfico entre o Banco, os seus colaboradores, comunidade e restantes stakeholders.
2. Gestão
- Departamento de Comunicação e Responsabilidade Social.
3. Âmbito de Aplicação
- Esta Política aplica-se na gestão de relacionamentos com todos os Stakeholders devendo a sua implementação ser incluída no respectivo Relatório Anual.
4. Objectivos
-
Estabelecer princípios, directrizes e procedimentos para as práticas sociais e ambientais do Moza Banco nos negócios e na relação com as partes interessadas, incluindo directrizes para prevenir e gerenciar riscos, impactos e oportunidades socio-ambientais na esfera de influência da organização, contribuindo para concretizar o seu compromisso empresarial com o desenvolvimento sustentável.
-
Orientar a construção de um relacionamento de excelência com todas as partes interessadas, promovendo diálogo ético e transparente, considerando suas expectativas, necessidades, e os contextos social, cultural, económico, político e ambiental.
5. Directrizes
-
Conduzir os negócios com ética, idoneidade, transparência e em conformidade com requisitos legais e de maneira comprometida com o desenvolvimento sustentável.
-
Promover a Responsabilidade Social por forma a elevar a reputação do banco através da implementação de acções capazes de gerar valor nas pessoas, no meio ambiente e na sociedade.
-
Oferecer, sempre que possível, uma proposta de valor para os Colaboradores e suas famílias com vista a contribuir para melhorar o seu bem-estar, incentivando-os a manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, incorporando ainda os aspectos relevantes em gestão socio-ambiental nas nossas actividades, sempre pautados pelo respeito do nosso Código de Ética.
-
Orientar o comportamento dos nossos colaboradores sobre a Ética profissional, a responsabilidade e o compromisso social e ambiental, para além do estrito cumprimento da legislação e códigos de conduta internos.
-
Promover o envolvimento com o público externo através de patrocínios e investimentos sociais, essencialmente nas áreas de Cultura, Educação, Cidadania, Sustentabilidade e Solidariedade a serem realizados nas regiões onde haja presença comercial do Moza Banco.
-
Desempenhar suas actividades contribuindo com o progresso económico e social das comunidades onde actua, levando em consideração seu impacto no meio ambiente e fomentando relações estáveis com seus principais públicos-alvo.
-
Actuar na minimização da pegada ecológica do Banco e defesa de uma economia com menores impactos ambientais.
6. Responsabilidades
-
Comissão Executiva – aprovar as políticas definidas em documento próprio, e garantir o seu integral cumprimento.
-
Departamento de Comunicação e Responsabilidade Social – gerir e promover a plena consecução das acções que garantam a sua implementação, divulgação, acompanhamento e avaliação desta política.
7. Vigência, Publicação e Revisão
-
Esta Política entra em vigor na data da sua publicação, e deverá ser publicada na intranet e internet do Banco, estando disponível para todos os interessados.
- A revisão desta Política de Responsabilidade Social deverá ser realizada a cada 5 (cinco) anos, contados da data de sua efectiva aprovação ou sempre que houver alguma mudança representativa.
POLÍTICA DE PATROCÍNIOS
A Política de Patrocínios do Moza compreende acções de integração e comunicação com a sociedade, contribuindo não só para o cumprimento da nossa Missão e destacando os valores a ela associados como também alavancando a sua imagem institucional, valorizando e fixando a sua identidade junto à sociedade, mercado consumidor e colaboradores.
O Moza patrocina fundamentalmente projectos enquadrados na sua política de Responsabilidade Social, abarcando essencialmente intervenções nas áreas da Cultura, Educação e Saúde.
Os recursos são limitados. Assim, a Política de Patrocínio, que cumpre as directrizes traçadas no Planeamento Estratégico do Banco, obriga a que todos os pedidos recebidos obedeçam a uma rigorosa avaliação, nomeadamente no que diz respeito aos objectivos, documentação apresentada, prazos e modo de apresentação da prestação de contas.
1. OBJECTIVOS DOS PATROCÍNIOS DO MOZA:
a) Cumprir o compromisso do Moza perante a comunidade, fomentando acções sociais e culturais;
b) Aumentar a notoriedade e reconhecimento da marca Moza, potenciando o seu nome;
c) Promover os nossos Valores;
d) Atrair novos públicos e reforçar os relacionamentos existentes;
e) Associar a marca Moza a áreas e públicos de interesse;
f) Valorizar e motivar os Colaboradores.
Análise de Riscos e Oportunidades Sócio-Ambientais
Análise de Riscos e Oportunidades sócio-ambientais
Enquanto instituição financeira, relacionamo-nos com todos os sectores produtivos da economia e estamos conscientes do nosso potencial para influenciar mudanças positivas na sociedade. É por isso que provemos um diálogo estruturado com todas as partes interessadas, procedemos a gestão dos riscos e oferecemos oportunidades de negócios sustentáveis, considerando tendências de mercado, regulamentações e demandas dos clientes, dos colaboradores e da sociedade.
Para fortalecer essa abordagem, adoptamos políticas específicas e aderimos a compromissos voluntários e obrigatórios que orientam as práticas das nossas unidades de negócios. Incorporamos critérios sócio ambientais na concessão de crédito e na análise de investimentos, visando à mitigação de riscos sócio-ambientais.