Moza capacita jornalistas para melhor compreenderem o Mercado Financeiro
Um grupo de jornalistas de vários órgãos nacionais sentou-se à mesa com especialistas do Moza Banco para discutir matérias relacionadas com o Mercado Financeiro Nacional, numa capacitação que tinha como principal objectivo, munir a imprensa de ferramentas de análise dos vários relatórios e cenários referentes a economia do país.
A formação, cujo principal orador foi Avelino Jeque, Director da Sala de Mercados e Estudos Económicos do Moza Banco, teve lugar, recentemente, na província de Maputo, contemplando quadros de jornais como o Sugestão, Redactor, Mercados e etc.
Na ocasião, o Director da Sala de Mercados esclareceu dúvidas de vária ordem, principalmente no que tange ao Mercado de Crédito, ajudando aos jornalistas a compreenderem os vários cenários que contribuem para a variação do custo do dinheiro.
Mas para além do mercado crédito, Avelino Jeque fez igualmente referência aos mercados Monetário, Cambial e de Capitais, os que juntamente com o mercado de crédito traduzem o que é o Mercado Financeiro.
Para o Director da Sala de Mercados e Estudos Económicos, o encontro serviu para demonstrar o interesse do Moza Banco em garantir que a imprensa nacional esteja cada vez mais preparada para interpretar com assertividade o funcionamento da Banca e também da economia nacional.
“Foi um encontro produtivo, no qual os jornalistas tiveram a oportunidade de expor as suas dúvidas. Como é natural, as questões relacionadas com o crédito acabaram por gerar maior necessidade de esclarecimento. Os jornalistas queriam compreender os mecanismos que os Bancos usam para definir as taxas aplicadas na concessão dos créditos, bem como os métodos de cobrança desses mesmos financiamentos. Achamos que eles saem daqui com uma noção melhor destes temas”, sublinhou Avelino Jeque.
A ocasião serviu também para discutir a relação entre o Moza Banco e o a imprensa nacional, numa perspectiva de cooperação mútua para a garantia permanente da transparência, integridade e disponibilidade para a partilha de informações diversas que sejam de interesse público.
Jeremias Chemane, Media Relations do Moza Banco, aproveitou para alertar aos jornalistas para a necessidade de se manterem vigilantes e atentos ao risco de interpretações incorrectas e manipulação deliberada de informação, devendo, sempre que necessário, solicitar esclarecimentos para a garantia da fiabilidade dos seus artigos.
“Os veículos mediáticos não podem ser usados como plataformas para a difusão de informação falaciosa. Qualquer informação que se tenha em mão deve ser avaliada, validada e reconfirmada antes de ser tornada pública. Devemos sempre lembrar que a ética jornalística impõe o direito ao contraditório, o que significa que devemos sempre consultar todas as partes mencionas e implicadas nos nossos artigos, antes de avançarmos com a publicação”, asseverou Chemane.
No fim do encontro, o jornalista responsável pela organização do seminário, Sérgio Munguambe, referiu que “com os conhecimentos adquiridos na formação, os jornalistas já se sentem capazes de escrever matérias sobre estas temáticas com outro nível de qualidade. Foram novos conceitos que fazem muita diferença na vida profissional dos jornalistas”.
Com a participação no “Seminário de Jornalismo sobre o Mercado Financeiro” o Moza demonstra a sua crença no poder da imprensa como ferramenta poderosa para a promoção da educação financeira e da literacia bancária. O Banco acredita no potencial transformador da comunicação, influenciando os cidadãos na tomada de decisões financeiras mais informadas e conscientes.
13/11/2023