Moza junta-se a Clarisse Machanguana para apoiar raparigas vulneráveis

Teve lugar ontem, quinta-feira, em Maputo, a conferência de imprensa para o lançamento da campanha institucional do Moza Banco, através da qual o Moza reafirma a sua posição enquanto Banco que acredita e aposta em Moçambique e nos moçambicanos.

Na ocasião, o Banco estabeleceu uma parceria com a Fundação Clarisse Machanguana (FCM), uma organização que trabalha activamente para o empoderamento da Mulher e da Rapariga, sobretudo àquelas em situação de vulnerabilidade.

O encontro com jornalistas e parceiros do projecto serviu igualmente como plataforma para o reconhecimento público do percurso da Clarisse Machanguana, com destaque para a sua trajectória internacional, tendo sido a primeira moçambicana a jogar na maior liga de basquetebol do mundo: a WNBA.

A partir do acordo estabelecido entre o Moza e a FCM dar-se-á eco a uma campanha de angariação de fundos que deverá beneficiar a Fundação, potenciando oportunidades no desporto e na educação, visando jovens e raparigas carenciadas, em todo o país.

Durante a sua intervenção, Clarisse Machanguana sublinhou o facto de o projecto da Fundação contemplar adolescentes e jovens sonhadoras que enfrentam desafios que ela própria um dia encarou.

Também já fui jovem e no meu percurso enfrentei barreiras diversas, dai que o percurso das meninas que a fundação apoia é muito parecido com o meu. Para mim é extremamente satisfatório ver os resultados do que estamos a fazer. Por isso quero mais uma vez reiterar que a ajuda de todos é fundamental para o sucesso deste projecto”, apelou Clarisse Machanguana.

Para o Presidente da Comissão Executiva do Moza, Manuel Soares, os êxitos que têm sido alcançados através do projecto da Clarisse atestam o poder transformador do desporto e da educação, no processo de edificação de uma sociedade mais equitativa, na qual a mulher sonha e Faz Acontecer.

Para nós é um dever e ao mesmo tempo um privilégio apoiar causas que impulsionam o progresso e o desenvolvimento sustentável da nossa nação, muito particularmente o da Mulher. Eu saúdo a todos que acreditam no poder da transformação social, muito particularmente às instituições que se identificaram com este projecto e se juntaram a nós nesta jornada que pretender Fazer Acontecer o sonho da jovem mulher moçambicana”, disse Manuel Soares, tendo de seguida agradecido os actuais parceiros da campanha, nomeadamente a Rádio Moçambique, Televisão de Moçambique, Sociedade de Notícias e Hotel Meliã.

Com o objectivo de enaltecer a mulher, contribuindo para que esta acredite no seu potencial e materialize os seus sonhos, o Moza definiu 2024 como sendo o ano da Mulher Moçambicana, pelo que desde o seu arranque o Banco têm estado a materializar várias iniciativas em prol da Mulher, com destaque para o projecto Moza Women. 


14/06/2024

Outras Notícias