Política de Responsabilidade Social

1. Apresentação

  • A presente Política de Responsabilidade Social do Moza Banco estabelece as directrizes que orientam a incorporação das práticas de Responsabilidade Social na gestão do Banco, que engloba diversas acções voluntárias que visam promover um desenvolvimento benéfico entre o Banco, os seus colaboradores, comunidade e restantes stakeholders.

2. Gestão

  • Direcção de Comunicação e Responsabilidade Social.

3. Âmbito de Aplicação

  • Esta Política aplica-se na gestão de relacionamentos com todos os Stakeholders devendo a sua implementação ser incluída no respectivo Relatório Anual.

4. Objectivos

  • Estabelecer princípios, directrizes e procedimentos para as práticas sociais e ambientais do Moza Banco nos negócios e na relação com as partes interessadas, incluindo directrizes para prevenir e gerenciar riscos, impactos e oportunidades socio-ambientais na esfera de influência da organização, contribuindo para concretizar o seu compromisso empresarial com o desenvolvimento sustentável.

  • Orientar a construção de um relacionamento de excelência com todas as partes interessadas, promovendo diálogo ético e transparente, considerando suas expectativas, necessidades, e os contextos social, cultural, económico, político e ambiental.

5. Directrizes

  • Conduzir os negócios com ética, idoneidade, transparência e em conformidade com requisitos legais e de maneira comprometida com o desenvolvimento sustentável.

  • Promover a Responsabilidade Social por forma a elevar a reputação do banco através da implementação de acções capazes de gerar valor nas pessoas, no meio ambiente e na sociedade.

  • Oferecer, sempre que possível, uma proposta de valor para os Colaboradores e suas famílias com vista a contribuir para melhorar o seu bem-estar, incentivando-os a manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, incorporando ainda os aspectos relevantes em gestão socio-ambiental nas nossas actividades, sempre pautados pelo respeito do nosso Código de Ética.

  • Orientar o comportamento dos nossos colaboradores sobre a Ética profissional, a responsabilidade e o compromisso social e ambiental, para além do estrito cumprimento da legislação e códigos de conduta internos.

  • Promover o envolvimento com o público externo através de patrocínios e investimentos sociais, essencialmente nas áreas de Cultura, Educação, Cidadania, Sustentabilidade e Solidariedade a serem realizados nas regiões onde haja presença comercial do Moza Banco.

  • Desempenhar suas actividades contribuindo com o progresso económico e social das comunidades onde actua, levando em consideração seu impacto no meio ambiente e fomentando relações estáveis com seus principais públicos-alvo.

  • Actuar na minimização da pegada ecológica do Banco e defesa de uma economia com menores impactos ambientais.

6. Responsabilidades

 

  • Comissão Executiva – aprovar as políticas definidas em documento próprio, e garantir o seu integral cumprimento.

  • Direcção de Comunicação e Responsabilidade Social – gerir e promover a plena consecução das acções que garantam a sua implementação, divulgação, acompanhamento e avaliação desta política.

7. Vigência, Publicação e Revisão

  • Esta Política entra em vigor na data da sua publicação, e deverá ser publicada na intranet e internet do Banco, estando disponível para todos os interessados.

  • A revisão desta Política de Responsabilidade Social deverá ser realizada a cada 5 (cinco) anos, contados da data de sua efectiva aprovação ou sempre que houver alguma mudança representativa.