Moza afirma-se como o Banco das Mulheres em 2024

Ainda na esteira das celebrações do Dia da Mulher Moçambicana, o Moza lançou, sexta-feira (12 de Abril), em Maputo o projecto Moza Women, através do qual o Banco pretende transmitir, publicamente, o seu reconhecimento em relação à importância da Mulher em todas as esferas sociais e de desenvolvimento do país.

Trata-se de um projecto cuja base para a sua elaboração teve em conta o panorama social moçambicano caracterizado por um ambiente em que, apesar de representarem a maioria da população, as mulheres ainda enfrentam dificuldades no que diz respeito ao seu estabelecimento por razões variadas, incluindo questões de ordem sociocultural.

Através deste projecto, o Moza pretende congregar todos as soluções bancárias direccionadas à mulher, incluindo linhas de financiamento bonificadas, criadas especificamente para potenciar o empoderamento, num pacote conjunto que passa a denominar-se Moza Women,

Embora a promoção das iniciativas ligadas ao Moza Women decorra ao longo do presente ano, de forma permanente, o projecto contempla uma componente social e reputacional, servindo como um “grito público” do Banco para que toda a Mulher saiba que pode contar com o Moza, independentemente da sua posição, categoria ou status social.   

Durante a cerimónia de lançamento do projecto, o Presidente da Comissão Executiva do Moza, Manuel Soares, manifestou a sua admiração em relação à resiliência das mulheres, com um louvor particular à capacidade que têm de ultrapassar obstáculos.

No dia-a-dia, vemos a mulher moçambicana a levantar-se e a seguir os seus sonhos, sem se intimidar com os obstáculos que surgem ao longo da caminhada. Vemos a manifestação da resiliência e do querer, de um grupo social que movimenta a economia a vários níveis. E nós, justamente porque testemunhamos com admiração e estima a luta das mulheres, sempre buscamos estar entre elas”, disse o PCE para de seguida salientar que “no Moza, as mulheres estão em todas as posições. Elas lideram, tomam decisões, orientam e também são orientadas, numa clara demonstração de versatilidade e talento, contribuindo, assim, para colocar a nossa Marca em posições cada vez mais cimeiras, no panorama financeiro nacional”. 

Através do projecto Moza Women, o Banco pretende também potenciar a mulher e a rapariga vulneráveis, garantindo que possam sonhar e realizar, tendo o Moza como um dos principais alicerces para a concretização das suas metas e objectivos de vida.

Para o Moza, a maior gratificação que advirá deste projecto será o aumento significativo de mulheres a contribuírem cada vez mais para o alcance das metas globais e estruturais do país, no quadro da luta pelo desenvolvimento económico e social. 


17/04/2024

Outras Notícias