2ª edição do concurso de jornalismo do Moza Banco

Na Cerimónia de premiação da 2ª edição do Concurso de Jornalismo do Moza Banco, a Ministra da Justiça defende a capitalização do patriotismo no seio da imprensa nacional

 A Ministra da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, Helena, Kida, participou, esta quinta-feira, em Maputo, da cerimónia de Premiação do Concurso de Jornalismo do Moza banco - segunda edição. Na ocasião, a dirigente enalteceu o Moza Banco por apoiar a imprensa nacional, incentivando a produção de conteúdos jornalísticos de credibilidade e qualidade.

Aos jornalistas, Helena Kida apelou para a necessidade de incutirem e capitalizarem o sentido de patriotismo para que possam transmitir também aos escribas mais novos o conhecimento e as “habilidades de saber ser e estar”. 

Essa postura, certamente, inspirará maior confiança, credibilidade e maior segurança à sociedade e ao cidadão ao receber a informação pelos órgãos da comunicação social, incluindo no relacionamento com outras instituições, criando um ambiente propício no desenvolvimento sustentável do país”, defendeu a Ministra.

E porque se tratava de uma cerimónia de celebração e coroação dos melhores trabalhos elaborados na imprensa escrita, Rádio e Televisão, a governante congratulou aos vencedores e ao Moza Banco, por ter decidido premiar a excelência no jornalismo nacional.

Reitero as minhas felicitações aos vencedores do Premio Jornalismo Moza Banco para esta edição e encorajo a todos que concorreram a manterem-se firmes, no cumprimento da nobre missão em prol da protecção da sociedade. Em nome do Governo e no meu próprio, congratulo o Moza Banco e a toda classe jornalística pela dedicação, coragem, espírito de sacrifício em prol do povo moçambicano”. Asseverou Helena Mateus Kida.

Durante o evento, o Secretário-geral do Sindicato Nacional de Jornalistas, Faruco Sadique, congratulou o Moza pela escolha do tema do concurso, referindo-se ao caracter amplo da abordagem proposta pelo Banco.

O Moza, Banco que Faz Acontecer, poderia perfeitamente ter lançado um prémio de jornalismo virado a temas relacionados com as inúmeras actividades que desenvolve em Moçambique. Mas, despido de egocentrismos, esta instituição financeira optou por abrir o concurso a um vasto leque de temas, consubstanciados na perspectiva ‘moçambicanos que contam: exemplo de resiliência e desenvolvimento para o país’, o que, de alguma forma, dá espaço à criatividade dos jornalistas, os destinatários da iniciativa”. Destacou Faruco Sadique.

Falando em nome do Moza Banco, o Membro da Comissão Executiva, Sérgio Ribeiro, começou por agradecer aos 44 jornalistas que se candidataram ao concurso, para de seguida reconhecer o impacto e a relevância de toda a classe.

Cada reportagem, cada entrevista, cada peça jornalística é um retracto incontornável do dia-a-dia da nossa sociedade. São esses profissionais dedicados que desempenham um papel crucial na moldagem da consciência pública, desafiando-nos a pensar, a sentir e a agir”, asseverou Sérgio Ribeiro.

Venceram o concurso de jornalismo do Moza Banco, Osvaldo Madede, jornalista da Televisão de Moçambique, em Gaza, com a reportagem sobre “exemplos de sucesso juvenil na agricultura”, Alexandre Manhiça, da Rádio Moçambique em Maputo, com a peça sobre a “estória de resiliência de uma mulher cega que venceu na vida” e Raul Senda do jornal Savana (em Maputo) com o artigo sobre o “testemunho dos heróis anónimos”, abordando os desafios de cidadãos comuns que são verdadeiros heróis não conhecidos. Os três conquistaram o primeiro lugar das categorias de Televisão, Rádio e Imprensa Escrita, respectivamente.

O segundo lugar, nas três categorias, nomeadamente Televisão, Rádio e Press, foram conquistados pelos jornalistas Julieta Zucula, da STV, Horácio Romão, da Rádio Moçambique, e Matias Guente, do Canal de Moçambique.

Já o terceiro lugar foi conquistado, na categoria de Televisão, por Cornélio Rosa, da TVM. Em Rádio o prémio foi atribuído ao jornalista Rogério Madede, da Rádio Moçambique e na imprensa escrita o prémio coube ao jornalista Dalton Sitoe, do Jornal Notícias.

Através deste concurso, o Moza Banco, reafirma o compromisso de continuar a potenciar um jornalismo de qualidade que busca incessantemente, a verdade.


01/12/2023

Outras Notícias