Moza apoia festividades do Gwaza Muthini saudando os feitos dos Heróis Moçambicanos

Com o objectivo de valorizar os feitos dos Heróis Moçambicanos que tombaram nas várias frentes de batalha para a “libertação da terra e dos homens”, o Moza juntou-se às autoridades do distrito de Marracuene para garantir a viabilização da festa dos 129 anos da Batalha de Gwaza Muthini, na qual dezenas de guerreiros deram as suas vidas para impedir a dominação estrangeira.

A efeméride que teve lugar no dia 02 de Fevereiro passado, permitiu igualmente contemplar a passagem do Dia dos Heróis Moçambicanos, assinalado logo no dia a seguir (03 de Fevereiro), com a participação de mais de 15 mil cidadãos nacionais e estrangeiros, numa concorrida cerimónia, em que a tradição e a cultura “passeavam de mãos dadas”.

No seu discurso de ocasião, a Secretária Permanente do Distrito de Marracuene, Nércia Sevene, enalteceu a contribuição dos parceiros, incluindo o apoio providenciado pelo Moza. “Queremos que o Gwaza Muthini seja uma celebração que ilumina o caminho para um futuro próspero e promissor para todos nós e para esta terra de guerreiros”. Acrescentou Nércia Sevene.   

Para o Membro da Comissão Executiva, Jaime Joaquim, apoiar a realização das festividades do Gwaza Muthini significa para o Moza uma oportunidade de reforçar o sentido de pertença e de ligação com a História de Moçambique.

É um prazer apoiar a realização destas celebrações, cooperando para a imortalização desta importante data da nossa História, ao mesmo tempo que vincamos o nosso papel como um Banco que potencia a cultura nacional. Com esta acção, queremos igualmente valorizar os nossos heróis, os quais se sacrificaram em nome da liberdade”, sublinhou Jaime Joaquim.

Durante este ano, o Moza pretende reforçar ainda mais as suas acções em nome da cultura moçambicana, com o objectivo de tornar a história de Moçambique atemporal e transversal às gerações. Ao fortalecer a cultura, o Banco acredita que também se robustece, uma vez que a sua marca carrega o símbolo do orgulho moçambicano – “Made in Mozambique”


12/02/2024

Outras Notícias