Moza Banco e AT reforçam cooperação

O Moza Banco e a Autoridade Tributária de Moçambique, AT, rubricaram na passada Quinta-Feira, dois Memorandos de Entendimento à luz dos quais por um lado, o Moza Banco passará a emitir NUIT´s em todas as suas Agências e, por outro, compromete-se a promover acções de cidadania fiscal por meio da educação fiscal, aduaneira e popularização do imposto.

A assinatura dos acordos, que teve lugar na sede do edifício da AT, foi feita pelo Presidente do Conselho de Administração do Moza, João Figueiredo e pela Presidente da Autoridade Tributária de Moçambique, Amélia Nakhare, tendo sido testemunhada por colaboradores e quadros das duas instituições.

Intervindo na ocasião o PCA do Moza destacou a responsabilidade do Banco no apoio aos esforços da AT visando o alargamento da base tributária, com particular enfoque na massificação do registo de NUIT dada a importância das contribuições fiscais para o desenvolvimento e sustentabilidade socioeconómica de Moçambique.

“O Moza Banco, enquanto único banco com a maioria de capital Nacional, reconhece a importância do cumprimento escrupuloso das obrigações fiscais e aduaneiras para o desenvolvimento e sustentabilidade socioeconómica que o País almeja e, por essa razão, comprometemo-nos a participar dos esforços da AT visando o alargamento da base tributária”.

Estes dois acordosvão permitir a obtenção do NUIT na rede das 55 agências do Moza pelo País, assim como nas que serão incorporadas em breve, como resultado do processo de fusão entre o Moza e o Banco Terra, e as 20 novas agências previstas dentro da parceria do banco com o Ministério da Terra, Ambiente E Desenvolvimento Rural (MITADER) âmbito do projecto “Um Distrito, Um Banco”, frisou João Figueiredo.

 

 

 

Para Amélia Nakhare, com este acto testemunhou-se um exemplo de esforço de duas instituições visando a melhoria dos sistemas tributário e financeiro no país.

“O sistema financeiro e tributário estão abraçados no processo de arrecadação de receitas com vista a assegurar a sustentabilidade da nossa economia’’, disse.

De referir que os dois Memorandos de entendimento também visam criar mecanismos de facilitação aos funcionários da Autoridade Tributária, sendo que o Moza Banco passará a ser um parceiro activo, não apenas nas campanhas de educação fiscal, como também nos aspectos motivacionais dos funcionários, criando um tratamento cómodo e personalizado através da promoção de um conjunto de serviços como seguros de protecção da família e obtenção de crédito.

 

Maputo, 15 de Março de 2019

 

Para mais informações:

Direcção de Comunicação e Responsabilidade Social

Moza Banco


16/03/2019

Outras Notícias